Vida e Morte Michael Jackson


Michael Jackson conseguiu em seus últimos segundos de vida retormar seu lugar nos jornais. É indiscutivel que esse fenômeno pop conseguiu parar o mundo de maneira espantosa. Mas o que nos leva coroá-lo como o "Rei do Pop" ou títulos ainda mais absurdos como "o maior cantor de todos os tempos", após seu óbito?
Os fatos que sucederam a morte do cantor não são surpreendentes. Essa nova febre - que chutou a do porco para escanteio - é passageira. A nova geração não perdeu tempo e baixou as mp3 do cantor. De certa forma, é uma boa oportunidade para essas crianças conhecerem o outro lado de Michael, além de sua imagem banalizada como "monstro pedófilo".
Mas até que ponto essa história de "Rei do Pop" é verdade?
No programa Manhattan Connection deste domingo (28/06), o convidado Arthur Dapieve, colunista do O Globo, colocou em questão a mania que temos de "endeusar" os mortos. "Temos que parar com a benevolência" dizia Dapieve. Em meio as manifestações de amor ao cantor, um pouco de racionalidade fez muito bem.
Então vamos desmistificar o cantor Michael Jackson. Primeiro vamos nos seus trunfos.
I - Videoclipes: O que seria Michael Jackson sem seus videoclipes? O crédito para o cantor fica por conta de saber aproveitar a nova era. A carreira solo de Michael foi impulsionada pela MTV, pois estava começando a atrair multidões. Foi um momento oportuno. A tendência estava lançada, e Michael Jackson foi apenas mais um que soube utilizar - muito bem, admito - a ferramenta para vender. No entando, nem o conceito de videoclipes ele criou. Eles remetem a Elvis Presley e Gene Kelly, mas foram os Beatles que gravavam e divulgavam seus shows no formato. A fama de Michael Jackson ligada aos videoclipes é por seu oportunismo marketeiro. Mas ele os soube fazer... e bem!
II - Dança: Sim! Michael Jackson foi um dos maiores dançarinos. Suas coreografias eram fantásticas, mas não inovadoras. Ele também não foi o primeiro cantor negro que dançava. Lembram de James Brown? Pois é. Além disso, o seu famoso moonwalk... quer dizer, o famoso moonwalk do dançarino Bill Bailey que Jackson popularizou. Isso mesmo! Jackson não criou o moonwalk como muito pensam.
É importante ressaltar que Jackson foi um grande artista. Um dos maiores de fato. No entanto, suas músicas não eram geniais e ele apenas teve como alicerce de sua carreira, fórmulas já consagradas. Jackson foi produto de um trabalho muito bem feito por Quincy Jones.
Por essas e outras, Jackson não pode ser considerado o maior cantor de todos os tempos. Nomes como Elvis Presley e Beatles estão anos luz em sua frente.
Por fim, descanse em paz! E faço o mesmo apelo de Dapieve: "Deixem de lado a Benevolência!"

3 Comentários:

Mayara Almeida

Hey Eddy! Sempre achei seu blog genial só pelo nome e agora estou nos seus seguidores pra poder ler mais sobre seus textos inclusers -v-
auhshahusah
beijos

Alle

Opa, também estou seguindo,
Se me linkar no blogroll, linko no meu também! O blog ne!

Alle
Este comentário foi removido pelo autor.

Seguidores

Powered By Blogger

Template by MamaNunes Templates.

Back TOP