Israel x Palestina part II

Dezembro de 2008. Quem não estava feliz com a chegada do Réveillon? A resposta está no Oriente. Foi no final desse mês que Israel começou o bombardeio na Faixa de Gaza. Desde então se passaram 15 dias dessa ofensiva militar, que além de ataques aéreos, possui agora investidas por terra.
O resultado desse massacre é um grande número de civis palestinos mortos, podendo passar de 1000. O grupo do Hamas revidou certas vezes com mísseis, e procura utilizar a mesma tática de Hezbollah (grupo do Líbano dito como terrorista por Estados Unidos e Israel, que expulsou o mesmo do sul do Líbano em 2000), para evitar avanços do exército israelita por terra. A ONU condena os ataques.
Protestos na Europa, Brasil, dentre outros, condenam os ataques. O governo brasileiro qualificou a ofensiva de Israel como uma “prática nazista”. Enquanto isso, os Estados Unidos ainda defendem os ataques, alegando que é uma questão de luta ao terrorismo e que o Hamas deve parar de atacar (isso inclui tanto o governo Bush quanto o próximo governo Obama). Existe uma séria crise no Oriente e no mundo todo.
O movimento sionista parece ter perdido o rumo. Hoje, mesmo possuindo um Estado reconhecido e bem desenvolvido, com alto IDH, por exemplo, os ataques continuam. Antes se queria um estado judeu, hoje parece se querer o fim de qualquer rastro islâmico. Grupos ditos como terroristas como o Hamas e Hezbollah, são apenas fruto de ocupações de Israel e de toda essa guerra que cruza décadas.
Infelizmente o quadro é difícil de mudar, pois as crianças palestinas crescerão com um sentimento de raiva, tornando-se assim um circulo vicioso de mísseis. O que está acontecendo em Gaza é um crime contra a humanidade e todos os seus direitos.
Os grandes centros de poder precisam tomar uma atitude drástica para resolver a situação, principalmente os Estados Unidos, que mostram nesse momento toda a sua política externa suja e hipócrita.

Seja o primeiro a comentar

Seguidores

Powered By Blogger

Template by MamaNunes Templates.

Back TOP