Analisando “Os Cantores de Bremen”...

Os Cantores de Bremen poderia ser definido como um conto infantil dos irmãos Grimm, assim como a Branca de Neve. Então o que há de mais nessa história? Analisemos os fatos.

Bremen é uma das cidades que faziam parte da Liga Hanseática. A liga Hanseática nada mais era que um conjunto de cidades mercantis, que monopolizavam a costa européia. Logo, observa-se o começo do túmulo do feudalismo nessas regiões.

Os animais, durante toda sua jornada, exprimem o amor à liberdade.

O conto, nada mais é do que uma mensagem de liberdade, uma ratificação de todos os ideais da revolução francesa, mais uma mão amiga aos estudantes franceses do glorioso verão de 68.

Não é à toa que Chico Buarque, em tempos de ditadura militar, junto à Sergio Bardotti e Luis Bacalov, realizou o musical “infantil“ Os Saltimbancos, inspirado na história dos irmãos Grimm.

(...) Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barcoNão há nada pra temer (...)

Trecho da música “Todos Juntos” do musical Os Saltimbancos, com uma forte referência a lealdade e fraternidade, como uma chamada a todo o povo brasileiro para se unir contra a ditadura.

(...) A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar, mas eis que chega a roda viva e carrega o destino pra lá (...)
(...) A gente vai contra a corrente até não poder resistir (...)
(...) Faz tempo que a gente cultiva a mais linda roseira que há, mas eis que chega roda viva e carrega a roseira pra lá! (...)

Trecho da música “Roda Viva” de Chico Buarque, confirmando claramente sua vertente político-ideológica, contrária a ditadura.

2 Comentários:

Nina 512

chico *-*
roda viva *-*
saltimbancos *-*

"au au au
ion ion ion
miau miau miau
cocorócó

o animal eh paciente
mas tb n eh nenhum demente ^~"


amooooooor....
seu niver hoje
e eu definitivamente nao tava
afim de deixar recadinho
no seu orkut ¬¬
mas como vc n ta on no msn
e eu n tenho seu telefone
deixo por aqui meus sentimentos
de felicidade ^^
te adoro demais menino

namorado predileto (L)

bjooo

Anônimo

OI, Eduardo! Como prometi, vim conhecer seu blog e gostei muito do que achei aqui: textos bem escritos, argumentações consistentes. Parabéns! Nosso blog ainda não está totalmente pronto, por isso usei o link da minha página! Andréa Motta

Seguidores

Powered By Blogger

Template by MamaNunes Templates.

Back TOP