Mês de Outubro Quente

Faz tempo que não posto nada nesse blog. Devido aos últimos acontecimentos, minha chama reacendeu e agora estou de volta. Primeiro as eleições para prefeito do Rio de Janeiro tem conquistado minha atenção. O primeiro turno se foi, e com a ajuda da rede Globo (o que me preocupa), Gabeira foi ao segundo turno, tirando a vaga que seria teoricamente do candidato da rede Record, vulgo Marcelo Crivella. Ignorando todas as questões religiosas, entre Crivella e Gabeira, é indiscutível que o candidato verde tem muito mais moral e poder político do que o Crivella. Agora o segundo turno chegou, e dois candidatos bastante interessantes irão disputar o cargo: Fernando Gabeira e Eduardo Paes.

Primeiro falarei sobre Eduardo Paes. É um candidato jovem, cuidava de Jacarepaguá no inicio da carreira, depois trabalhou no governo Cesar Maia como secretario de meio ambiente. No inicio dessas eleições recebeu o apoio do governador Sergio Cabral, que mudou de idéia durante as eleições, apoiando o candidato do PT Molon, porém mudando de idéia e voltando a apoiar Paes. O candidato do PMDB já passou por inúmeros partidos, entre eles o partido de seu adversário, o PV. Além disso, Eduardo tem o apoio do presidente Lula, graças a boa relação com Sergio Cabral. O único detalhe é que Eduardo acusou Lula de chefe de quadrilha, mentiroso e ladrão, durante uma CPI (não recordo qual é a CPI no momento). Nas suas propostas, Eduardo deixa claro sua preferência pela saúde, defendendo a construção de 40 UPAs. Além disso, defende também a implantação do bilhete único e é contra a aprovação automática e a construção do aterro sanitário de Paciência.

Fernando Gabeira é um candidato experiente, já concorreu à presidência e fez parte da luta armada durante a ditadura. Nesse período, fez parte do MR8 – Movimento Revolucionário 8 de Outubro - , onde seqüestrou um embaixador dos EUA aqui no Brasil, para utilizar como troca por presos políticos. Ainda na ditadura, foi exilado, voltando ao Brasil somente depois da anistia. No Brasil, foi um dos fundadores do PV, junto com Carlos Minc, atual ministro do meio ambiente, e outros políticos. Durante sua carreira política, concorreu tanto pelo PT como pelo PV. O partido de Gabeira é essencialmente de esquerda, como o PV da Alemanha, porém isso não acontece aqui. Nessas eleições, o PV fez aliança com os Tucanos, que basicamente tem um histórico de governar para a elite. As propostas de Gabeira não são tão claras, e não tem um carro chefe como Eduardo Paes e seus UPAs, mas também é contra a construção do aterro sanitário de Paciência, aprovação automática, a favor da implantação do bilhete único.

Com tanta proposta em comum, o que diferencia os dois candidatos, além de suas carreiras políticas? Eduardo Paes goza do apoio do governo do estado e do governo federal, e faz questão de deixar claro que esse apoio é fundamental para o Rio de Janeiro. Gabeira tem uma extrema vantagem cultural, intelectual, e defende a iniciativa privada (sinais tucanos em Gabeira). Durante os debates, Eduardo Paes ataca Gabeira por receber o apoio de Cesar Maia, porém Gabeira relembra o adversário que foi o próprio Cesar Maia que o iniciou na carreira política. Eduardo Paes declara que conhece o Rio de Janeiro, porém foi criado no Jardim Botânico, na zona sul do Rio, enquanto Gabeira já foi professor em Campo Grande. Paes adotou nesse segundo turno, uma campanha suja, que teima em procurar destruir a imagem de Gabeira. O candidato verde defende sua política limpa, onde não se encontram panfletos ou cartazes do candidato. Em relação à cidade da música, os dois defendem a bandeira de serem contra a construção, porém Eduardo apoiava o projeto no inicio. Na educação, além do banimento da aprovação automática que já foi citada, Gabeira diz que vai aumentar os tempos de aula e investir nos professores e estabelecer um estatuto para os alunos, enquanto Paes não tem uma posição muito clara em relação a isso.

Enfim, todos os dois candidatos têm muitos pontos negativos. É muita pretensão achar que um candidato possa resolver todos os problemas, mas que consiga plantar uma semente, um costume na população, como manter as ruas limpas, investir na educação, é mais do que suficiente. Enfim, vote consciente!

[...]

Seguidores

Powered By Blogger

Template by MamaNunes Templates.

Back TOP